A 2.ª edição do livro Memória das Coisas de António da Silva Carriço, vai ser apresentada no próximo dia 13 de Dezembro, às 18 horas, na Biblioteca Municipal de Monchique.
Esta obra é editada pela Associação “O Monchiqueiro” e a sua apresentação vai estar a cargo de António Rosa Mendes, professor da Universidade do Algarve e responsável máximo pelo êxito da iniciativa Faro Capital Nacional da Cultura 2005.
Trata-se de uma segunda edição, com crónicas novas, pelo facto da primeira se encontrar há muito esgotada. A decisão foi tomada, porque é inegável a sua qualidade e oportunidade. Em plena época natalícia, ressalta a esperança transmitida pela escrita deste escritor. Modesto, juntou mais imagens também inéditas de outro monchiquense igualmente vultuoso, António Maria Callapez e o design de Carlos Abafa.
Nas várias crónicas, a fé e a esperança são-nos transmitidas, com simplicidade mas beleza, fazendo-nos sentir a absoluta necessidade de encontrarmos o nosso lugar na carruagem universal. Escolhemos um excerto de uma delas, para terminar esta informação, que retrata isso mesmo:
“Também fui espectador de inumeráveis outras coisas que, daí para cá, foram desaparecendo e que, em vez da saudade, me deixaram uma carga enorme de conhecimentos, de emoções, sobretudo de vivências que me formaram e me enchem. É precisamente por tudo isto, mas também por ter assistido ao nascimento do maravilhoso mundo novo que hoje habitamos, que eu digo que não trocava o tempo em que nasci por nenhum outro.”