Site Autáquico - Câmara Municipal de Monchique

Indústria, Comércio e Serviços

O concelho de Monchique encontra-se numa zona de fraca densidade empresarial. Nos concelhos pertencentes à região Algarve, os sectores do Comércio e da Hotelaria e Restauração exercem um claro predomínio, quer ao nível do número de empresas e volume de negócios, quer ao nível da empregabilidade. Em Monchique devido à importância da Silvicultura e da Pecuária e ao entrosamento destas actividades com as indústrias de transformação de madeiras e alimentares, o mais correcto é afirmar que o principal “sector” empresarial é o conjunto das fileiras agro-alimentares e floresta- madeiras, apesar de o comércio, isoladamente, ser o mais importante.

Indústria

A indústria extractiva tem um peso significativo no concelho, sendo a extracção de pedra a actividade mais importante. Já as indústrias alimentares são muito heterogéneas (transformação de carnes, destilação de medronho, etc.), Este subsector assenta em micro empresas, dispersas ao nível geográfico, não existindo nenhum subsector com forte significado só por si, excepto os enchidos de Monchique, e a produção animal de suínos. Salienta-se ainda, a exploração da marca “Águas de Monchique”, com grande reconhecimento a nível nacional. O subsector das madeiras e cortiça assume também alguma importância.
Sendo assim, a dinâmica industrial de Monchique encontra-se intimamente relacionada com a existência de recursos naturais endógenos.

Comércio e Serviços

A vila de Monchique concentra o essencial dos serviços, sobretudo aqueles que estão ligados à administração pública e ensino.
A actividade bancária é bastante reduzida e concentra-se também na sede do concelho.
Ao nível dos estabelecimentos de restauração, estes apresentam uma grande heterogeneidade elevada no que diz respeito à dimensão e à qualidade do serviço.

CONTACTOS