Site Autáquico - Câmara Municipal de Monchique

Prevenir e Educar por uma Floresta Verde

Proteção Civil

12 de abril de 2018

“Prevenir e Educar por uma Floresta Verde” é o mote do projeto dinamizado pela Tranquilidade, DN, JN e TSF que está a percorrer o país de norte a sul e que vai estar em Monchique de 12 a 15 de abril.

Esta iniciativa tem como objetivo promover ações de prevenção e educação por uma floresta verde junto da comunidade escolar e da população em geral e conta desta forma com duas dinâmicas:

- na quinta e sexta feira, dias 12 e 13 de abril,  o “Prevenir e Educar por uma Floresta Verde” vai estar presente na Escola EB 2,3 Manuel de Nascimento realizando atividades diversas, onde os alunos irão simular mini redações, produzindo conteúdos de texto, áudio e vídeo sobre o que entendem ser os melhores métodos de defesa da floresta e de prevenção contra os incêndios.

- no sábado, dia 14 de abril,  a Tranquilidade vai colocar um roadshow no Heliporto Municipal de Monchique onde serão exibidos os trabalhos feitos pelos alunos, e que poderão ser vistos por todos quantos passarem pela Carrinha. Este será também o espaço de eleição para a inscrição das famílias na caminhada do dia seguinte, domingo.

Este projeto culmina, assim, com uma caminhada pedagógica, no dia 15 de abril, às 10h00, alertando para potenciais falhas do ordenamento da floresta e apresentando medidas concretas de proteção da mesma.

A Câmara Municipal de Monchique associa-se assim ao projeto privilegiando as áreas da educação e da prevenção como forma de alertar, incutir e sensibilizar para medidas de prevenção de incêndios. Aumentar o conhecimento e instruir na forma como agir são os principais objetivos desta ação que pretende cuidar do ambiente rural, das pessoas e dos bens.