Projeto de Saúde Oral em Meio Escolar Promove Literacia e Mudança de Comportamentos

Ação Social

08 de outubro de 2018

No passado dia 24 de setembro o Município de Monchique em parceria com a UCC Mons Cicus e o Agrupamento de Escolas de Monchique, com o apoio do Grupo Auchan Portugal Hipermercados – Jumbo Portimão, promoveu a entrega de Kits de higiene oral junto dos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A ação descrita foi desenvolvida na Escola EB 1 N.º 1 de Monchique - Escola de S. Pedro no dia assinalado pelas 10 horas e na Escola EB 1 N.º 2 de Monchique – Escola de S. Roque pelas 11 horas, tendo contado com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Dr. Rui André, assim como do Sr. Enf.º António Vila Nova, vogal do Concelho Clínico e da Saúde do ACEs Barlavento, a Sra. Coordenadora da UCC de Mons Cicus, Enf.ª Patrícia Carneiro e elementos da Direção do Agrupamento de Escolas parceiro da ação.

A entrega dos Kits supramencionados surge enquadrada no âmbito do Plano Local de Saúde do Barlavento Algarvio 2017/2020, na medida em que um dos 5 eixos prioritários de intervenção propaga uma melhoria na saúde oral, diminuindo a prevalência das doenças dos dentes e das gengivas. Também no âmbito da saúde oral, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a qual o Município de Monchique integra, tem vindo a reforçar a importância de uma intervenção para a promoção da saúde oral da população e consequente melhoria na sua qualidade de vida.

A ação descrita será seguida e outras mais, que para além de atribuir recursos, procurará promover mudanças de atitudes através da literacia em saúde oral em meio escolar.