Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado no Concelho de Monchique

O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado no Concelho de Monchique

Ação Social

29 de outubro de 2018

O Município de Monchique em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Mons Cicus, que integra o ACEs Algarve II - Barlavento da ARS Algarve, no âmbito do Projeto "Encontro com o Especialista..." realizou com o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e da Casa do Povo de Alferce a 4.ª edição do "Encontro com o Especialista: Dra. Maria do Carmo Cruz", médica psiquiatra - Diretora do Serviço de Psiquiatria do CHUA de Portimão. Esteve também presente neste "Encontro com o Especialista" a Dra. Maria Clara Garcia, Responsável Regional pelo Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da ARS Algarve, Médica Assistente Graduada Sénior de Saúde Pública.
Esta ação de sensibilização decorreu no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebrou nesse mesmo dia. de referir que, o Plano Local de Saúde do Barlavento 2017/2020 enquanto documento estratégico de apoio à gestão e orientação da ação e como apoio na tomada de decisão no setor da saúde e na comunidade, tem como um dos seus cinco eixos prioritários de intervenção a problemática da doença mental.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), por saúde mental entende-se, "o estado de bem-estar no qual o individuo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma positiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere", assim a saúde mental é o bem-estar invisível aos olhos de outros que irá influenciar a forma como a Pessoa se consegue impulsionar para dar uma resposta ativa e adequada às solicitações quotidianas.
Mais se informa que, no próximo mês de novembro será dada uma especial atenção aos Diabetes no "Encontro com o Especialista...".

CONTACTOS