JUNTOS POR UM VERÃO SEGURO 2019

07 de junho 2019

A Direção-Geral da Saúde, organiza o evento “Juntos por um Verão Seguro 2019”, no dia 11 de junho pelas 12h em Monchique, em parceria com o Município de Monchique e com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Será apresentado o Plano de Contingência da Saúde Sazonal (PCSS)–Módulo Verão 2019, pela Diretora Geral da Saúde, ativado entre 1 de maio e 30 de setembro e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas.

A existência do Plano de Contingência, possibilita a comunicação de risco à população e aos parceiros do setor da saúde; permite implementar medidas no âmbito da literacia, para capacitar os cidadãos para a sua proteção individual; permite um adequado planeamento, para garantir a resposta dos serviços de saúde ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.

Está prevista, no local do evento, uma demonstração de meios, com apresentação de um conjunto de atividades, que ilustraram algumas missões desenvolvidas pelos parceiros da Saúde Sazonal.

Num painel multidisciplinar serão apresentadas algumas medidas de intervenção de cada entidade parceira presente.

À semelhança dos anos transatos, a Saúde Sazonal articula-se com outros programas da Direção-Geral da Saúde, na realização de atividades no âmbito Literacia para a Saúde. Este ano serão apresentadas as principais recomendações do Programa Nacional para a Alimentação Saudável.

Neste âmbito ocorrerá uma sessão de showcooking onde serão apresentadas algumas ideias de receitas económicas e adequadas à estação do ano.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinala o "arranque público" do Plano de Contingência da Saúde Sazonal - Modulo Verão 2019 sob o tema “Juntos por um verão seguro 2019”.

Documentos para Download