Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

Notícias


O Discurso de Ódio não é Argumento

12 de abril de 2021

O Discurso de Ódio não é Argumento

  O Município de Monchique associou-se à campanha da European Anti Poverty Network (EAPN) de Portugal que apresenta como mote "O Discurso de Ódio não é Argumento", que se insere no âmbito da Semana da Interculturalidade.   Importa ter presente que o discurso de ódio é uma manifestação de ideias que incitam a discriminação racial, social ou religiosa para com determinados grupos, na maioria das vezes, as minorias sociais, como por exemplo: mulheres, LGBTs, pessoas com deficiência, imigrantes, entre outros.   Esta campanha procurou ter como base uma frase ofensiva usualmente conhecida e transforma-la, numa reivindicação e deste modo promovendo uma mudança de mentalidade e um alerta na promoção dos direitos iguais entre cidadãos.   A iniciativa conta com cinco mensagens:    "Toda a gente sabe que o lugar da mulher é onde ela quiser";   "Se tem algum jeito, uma pessoa ser aquilo que é";    "Se vêm para cá têm é que respeitar e ser respeitados";    "Vai mas é para a tua terra, aqui não há lugar para o racismo";    "Faziam bem era se fossem trabalhar. Com ordenados dignos";         

Rota do Petisco 2021

12 de abril de 2021

Rota do Petisco 2021

  Encontram-se abertas as inscrições para os estabelecimentos interessados em participar na 11ª Edição da Rota do Petisco 2021, que irá decorrer entre os dias 10 de setembro e 10 de outubro.   Poderá inscrever-se até ao próximo dia 30 junho através do preenchimento do formulário que se encontra disponível em http://rotadopetisco.com/   Participe!

CENSOS 2021

09 de abril de 2021

CENSOS 2021

    Os Censos são a maior operação do Instituto Nacional de Estatística, a única que nos permite saber, localmente, quantos somos, onde vivemos e em que condições vivemos. A informação é sigilosa e serve para que os fundos destinados aos desenvolvimentos das freguesias sejam atribuídos consoante as necessidades apuradas. Participar nos Censos é um dever cívico, que importa a todos.    Os recenseadores estão no terreno desde dia 05 de Abril a distribuir as cartas com os códigos que a população utilizará para proceder ao recenseamento. O momento censitário, ou seja, a altura em que a população poderá, efectivamente, responder aos inquéritos individuais e de alojamento, acontecerá no dia 19 de Abril. Este ano, mais que nunca, o INE promove uma operação que visa a sustentabilidade ambiental, mas também o conforto e uma maior acessibilidade às respostas aos inquéritos, já que se pretende que as respostas sejam, sobretudo, online.    A população poderá recensear-se, a partir de dia 19 de Abril, no site www.censos2021.ine.pt, ou através do contacto com a junta de freguesia. Ainda que não aconselhado, continua a ser possível preencher os questionários em papel, se acordado entre o recenseador e a pessoa. 

Ver Galeria


Bandeira
Informações à Comunidade - Romeno (9 fotos)
bandeira
Informações à Comunidade - Francês (9 fotos)
Bandeira
Informações à Comunidade - Espanhol (9 fotos)
Bandeira
Informações à Comunidade - Russo (9 fotos)
Multimedia

CONTACTOS

Telefone: 282 910 200
Email: geral@cm-monchique.pt
Morada: Travessa da Portela, n.º2 8550 - 470, Monchique