CÂMARA DE MONCHIQUE OFERECE CADERNOS E FICHAS DE ATIVIDADES AOS ALUNOS DE MONCHIQUE

Ação Social

04 de agosto 2020

A Câmara de Monchique tem vindo a oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo residentes no município ou que frequentam as escolas do concelho.

Esta medida que fazia parte do conjunto de apoios e incentivos fiscais que a autarquia disponibiliza para a sua população estudantil, pretendia abranger todos os alunos, «independentemente da sua condição sócio-económica».

Com o programa apresentado pelo Governo que prevê o empréstimo dos manuais escolares, este apoio deixa de fazer sentido, no entanto como o referido programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares não inclui os cadernos de atividades e de fichas, nem os restantes componentes dos chamados packs pedagógicos, a autarquia pretende dar continuidade a este apoio, assumindo os custos dos cadernos que não estão abrangidos pelo programa do Governo.

Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique salienta que “Mais do que nunca este apoio faz sentido, considerando toda a envolvência social e comunitária que a população está a viver. O acesso à educação e à igualdade de oportunidade continua a ser uma prioridade deste Executivo Municipal. Por isso, mais do que nunca esta ajuda às famílias faz todo o sentido.”

No eixo da educação é, ainda, garantido outro tipo de apoios nomeadamente os transportes escolares em todo o concelho e para todos os níveis de ensino, isenções e mensalidades reduzidas na creche municipal, bem como bolsas de estudo para os estudantes universitários, em média 50 por ano letivo.

Numa altura em que se prepara o início de um novo ano letivo que, a atender pelas circunstâncias em que se irá realizar, vai obrigar a alterações significativas na forma de organização e funcionamento das escolas e também de todos os serviços afetos como os transportes, o Município de Monchique encontra-se a trabalhar em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Monchique de forma a dar todas as condições técnicas, físicas e sobretudo de segurança para que as atividades letivas possam decorrer com a normalidade possível em contexto de pandemia, caso se mantenham as regras em vigor determinadas pela Direção Geral de Saúde –DGS.